Entrevistas
Promover o leite com técnicas aspiracionais
Em vez de dar uma lição de moral sobre os benefícios do consumo do leite, a DDB optou por promove-lo junto dos jovens recorrendo a técnicas aspiracionais – daí resultou a campanha “Via Láctea: estrelas feitas com leite e talento”, para a FENALAC.
Produção tem sido “parente pobre” do marketing
Quem o diz é Carlos Mendes, fundador e diretor-geral da Vinilconsta, a empresa mãe do VC Group. E tem sido o parente pobre do marketing apenas por ser a face menos visível do processo de lançamento de uma marca ou de um produto, embora seja determinante para o sucesso.
O que consumimos? Coca-Cola ou a hipótese de felicidade?
Mais do que as qualidades de um produto, o que move o consumo são as expectativas e as crenças que esse produto evoca. A opinião é do publicitário Rodrigo Leitão e consta do livro que acaba de lançar com chancela da Editora Sílabo – “Grandes expectativas – o efeito placebo das marcas”.
“É preciso conhecer o efeito da marca Portugal”
Numa altura em que as exportações são a principal alavanca do crescimento económico do país, não conhecer os efeitos da marca Portugal pode condicionar o sucesso dos processos de internacionalização das empresas portuguesas, bem como das estratégias de marketing e comunicação. Esta é a convicção de João Baluarte, partner da Brand Finance Portugal, Espanha e PALOP.
“Não temos medo de arriscar”
Inovação e empreendedorismo – é esta a cultura da Live It Well, empresa de eventos que se tornou conhecida com o projeto Live Beach, que colocou uma cidade do interior no mapa de Portugal e não só. A internacionalização está à porta, mas, para já, o objetivo é de consolidação.
Publicidade, a arte de contar histórias para a Mars
Humor. É com esta palavra que os dois diretores de Marketing da Mars em Portugal – Raul Andrade, para o Petcare, e João Ribeiro, em Confectionary – respondem quando questionados sobre o denominador comum da comunicação das marcas do grupo que acaba de ser reconhecido como Anunciante do Ano pelo festival Cannes Lions.
Lintas regressa em lugar da Lowe Ativism
O grupo Lowe Ativism deixou de existir e passa agora a denominar-se Lintas, uma antiga marca de publicidade e Portugal. O objetivo é “trazer uma lufada de ar fresco para o mercado”, segundo referiu em entrevista ao Briefing João França Martins, diretor-geral da agora Lintas.
Portugal Brands na cidade que nunca dorme
Depois do sucesso de Milão, surge uma nova oportunidade: Nova Iorque. E é para lá que foi a Portugal Brands para mostrar o que de melhor há no design português. O Briefing quis saber como estão os ânimos para este evento que se realiza já nos próximos dias 19 a 22 e falou com Olívia Justo, press relations da Portugal Brands.
Web e publicidade aos olhos de Andrew Felbert
Há cada vez mais pessoas a assistir vídeos online, presentes nas redes sociais e a comprar produtos pela internet: é esta a visão de Andrew Felbert, Commercial Director, Emerging Markets, EMEA, Online da Nielsen Watch, sobre as tendências do mercado web. O Briefing quis ir mais longe e foi conhecer de perto a opinião do profissional que avalia Portugal como um país que está a seguir o caminho certo no que toca ao consumo web. Felbert esteve no nosso País a convite da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) para participar conferência sobre a "Eficácia na web".
Marcas devem avaliar a felicidade dos consumidores
Uma palavra de esperança é o que a Happy Brands se propõe oferecer às marcas com que trabalha. Pequena na dimensão, mas grande na ambição de ser diferenciadora – por acreditar que as agências tradicionais “já eram” – a agência conta com uma carteira de clientes em que pontuam EDP, Honda, Portucel, CMVM e ACAP, entre empresas e instituições com as quais estabelece uma relação de proximidade.