Entrevistas
O País precisa de uma injecção de imaginação

“Temos obrigação de desorganizar o sistema, acho mesmo que temos a obrigação cívica de o fazer. São palavras agressivas, mas quando falo em destruir não é no sentido da destruição física, mas sim criativa”. É nisto que acredita Carlos Coelho, 47 anos, presidente da ivity brand corp. E defende mais: defende que se liberte a energia criativa dos portugueses, que se tirem as gravatas do cérebro e que se bombardeiem os dogmas. Tudo isto para reconstruir o País genial que é Portugal.
Aeroportos são uma montra
Programas culturais e música ao vivo são algumas das novidades que o aeroporto de Lisboa terá em 2012. Trata-se de um novo espaço comercial com muito potencial para as marcas. É que, como diz Luís Rodolfo, director de retalho da ANA, Aeroportos de Portugal, "os aeroportos são como uma montra espectacular e devem ser encarados como um novo canal de vendas".
"Oferta única e impar"

“Com a Hill & Knowlton e a NextPower, a LPM criou uma oferta ímpar no mercado, que irá valorizar as empresas portuguesas e fomentar o investimento estrangeiro em Portugal”, afirma Catarina Vasconcelos, directora-geral da LPM e uma das responsáveis da nova marca do grupo, a Financial Portugal.
Dos relatos para os balneários

Desde o dia 1 de Julho que Rui Cerqueira tem mais um desafio pela frente: a gestão dos conteúdos de desporto do Porto Canal. Para o antigo jornalista e actual director de comunicação do FC Porto trata-se de mais uma forma de trabalhar para o seu clube do coração. Longe vão os tempos das rádios e da televisão, onde Cerqueira se fez jornalista e viveu momentos inesquecíveis.
"Preparada para crescer"

“A Coca-Cola está em Portugal para crescer e de uma forma muito relevante”, diz Filipe Bonina, 37 anos, director de Marketing da marca no nosso país e que define como sua concorrência “todas as bebidas que se possam tomar em determinada ocasião”. A filial portuguesa já desenvolveu uma campanha considerada como best practice de activação no universo da marca.
“Vamos reposicionar o JN”
“Reposicionar a marca” para voltar “à sua matriz inicial, que é o jornalismo de proximidade”, é para Manuel Tavares, 59 anos, novo director do Jornal de Notícias, um dos principais desafios de um título com 123 anos e que é uma das âncoras do Norte. Até Setembro, a redacção vai ser reorganizada, surgirá um Conselho Editorial e a imagem do jornal será relançada.
Digital “passa, sem dúvida, a fazer parte das nossas vidas”
Estamos na “era digital” e esse é um facto inegável. Actualmente já existem cerca de 1 milhão de ecrãs digitais no mundo, sendo que a JCDecaux já instalou a nível mundial cerca de 7 mil. Este dado é tanto mais importante quando verificamos que entre 2008 e 2010 este número cresceu 500%.
Há que fazer mais com menos

“Caímos sempre que pensamos ter todos os meios à disposição e podemos viver ‘à larga’. Se tivermos a capacidade interior de pensar sempre que temos de fazer mais com menos, a vida pode ser sorridente”, afirma Ivan Dias, 37 anos, ceo da Duvideo, produtora de conteúdos audiovisuais que está a comemorar um quarto de século de existência.
“A criatividade sem eficácia é coisa do passado”

Os Prémios à Eficácia da Comunicação de 2011 já estão em curso. Para apresentar a nova edição da iniciativa, a APAN e o Grupo Consultores trouxeram a Portugal Alan Walker, da Ebiquity – que disponibiliza serviços de consultoria de dados independentes, dirigida às áreas de media e de marketing. O Briefing esteve à conversa com o especialista, que nos falou sobre a necessidade de valorizar a eficácia e sobre a importância de iniciativas que a reconheçam.
“Retrato das audiências será menos desfocado”

“Os resultados das audiências não vão poder ser iguais aos actuais. Há duas diferenças muito grandes: a forma como é feito o estudo base e o que a tecnologia de audio matching permite auditar. Seria estranhíssimo se não houvesse diferenças. Não vamos ter um novo retrato. Vamos ter a continuidade do actual, só que um bocado menos desfocado”, afirma António Salvador, 53 anos, ceo e sócio da GfK Portugal, que ganhou o concurso aberto pela CAEM para medir, a partir de Janeiro de 2012, as audiências televisivas.