Entrevistas
Wegram deixa a marca de cada um no digital – conta a Cláudia
Desenha a marca de todos aqueles que pretendam desenvolver a sua imagem e presença nas redes sociais. Este é o trabalho da Wegram, a primeira empresa portuguesa dedicada ao branding pessoal digital, que acaba de abrir portas. Quem o diz é a influenciadora Cláudia Pinto, que vai estar à frente da agência, onde estão “prontos para trabalhar pessoas reais, com histórias reais”.
A Wunderman Thompson quer trazer outro centro para Portugal. Palavra de Nuno
Se em abril perguntassem a Nuno Santos se em agosto o WT Lisbon CoE iria estar a funcionar, provavelmente teria respondido que não. A verdade é que o Centro de Excelência Global para Automação e Personalização de Marketing que a Wunderman Thompson traz para Lisboa está desde esse mês em "stealth mode" e passa a funcionar em larga escala a partir desta quinta-feira. Na calha está a entrada da atividade de mais dois clientes globais e em negociações a criação em Portugal de outro Centro de Excelência, noutra área de competências. E ainda que o CEO em Portugal admita que o impacto da Covid-19 tenha sido “enorme em tudo” e também na agência, acredita que “os próximos anos vão ser incríveis”.
Há Longa Vida para comunicar em tempo de crise. Diz o Nuno
São quase 20 as marcas da empresa Longa Vida. Essa, diz o diretor-geral, Nuno Tavares, é a sua maior força e também fraqueza. Força, porque atinge targets diversificados. Fraqueza, uma vez que o dinheiro para investir “não estica”. Investimento foi o que a empresa fez num rebranding que tornou o logótipo mais institucional e menos associado à primeira insígnia, aquela a que foi buscar o nome. E que encontrou em plena época de pandemia a melhor altura para comunicar. É que considera importante fazê-lo em período de crise e mostrar que, ainda que tudo vá ser diferente daqui para a frente, o caminho da marca não muda.
Inovar, sim, mas sem quebrar a mística CR&F. Diz a Raquel
São 125 anos assinalados num ano atípico, 2020, ano que ficará na história como o da pandemia de Covid-19. Para a CR&F, e nas palavras da Responsável Global de Marketing, Raquel Almeida, “é só mais uma coincidência e um desafio”. Um desafio é também conciliar a tradição com a inovação. Que a entrada na “família” João Portugal Ramos tem – diz – permitido superar.
Como a Dockers quer ser 100% Waterless
A Dockers está apostada em reduzir o impacto ambiental da marca e, para dar visibilidade a esse compromisso, avançou com uma coleção cápsula. Atualmente, 47% da produção é water<less, mas a ambição é maior, como explica do diretor de Marketing para a Europa, Joan Calabia.
O espírito da ibis é heartist. E a Laura conta porquê
Pessoas. São elas que tornam única cada marca da hotelaria, afirma a brand manager da ibis em Portugal, Laura Alves, para justificar o espírito heartist, com que a cadeia retoma a atividade. Um regresso que coincide com o lançamento de um novo conceito, com estreia europeia no Porto.
O design da LEGO fala português. A Rosário conta o que anda a fazer
Portugal e Dinamarca distam quase 2.300 quilómetros entre si. O continente é o mesmo. A criatividade também. Aliás, “é universal” – diz a Senior Design Director da LEGO, Rosário Costa, que, na empresa dinamarquesa há 23 anos, considera não existirem limites para explorar novas formas de brincar e de reinventar os tijolos da marca. Adora fazê-lo, bem como inspirar crianças a desenvolverem a sua “confiança criativa”. A inovação permite a melhoria dos processos, e é com os “olhos postos” nela que lidera a sua equipa.
A McDonald’s quer dar os “bons momentos” do verão. Palavra de Sérgio
A chegada das férias de verão traz uma nova fase de comunicação à McDonald’s Portugal, que desafia os consumidores a reinventarem, pós-confinamento, a forma como podem desfrutar das pequenas coisas que mais valorizam.
O diretor de Marketing e Comunicação, Sérgio Leal, explica a mudança, que leva a uma “maior aposta na estratégia omnicanal”, e a campanha que a transmite. “Preparados para bons momentos” foi a assinatura criada aquando do início da pandemia e é o claim do spot de televisão, com criatividade da TBWA\Lisboa.
Com a Worten, dá para imaginar. E a Inês sabe porquê
A Worten tem uma nova linha de comunicação, mais focada nas pessoas e no modo como os diferentes desejos e sentimentos determinam o que se imagina fazer com a tecnologia. “Com a Worten, dá para imaginar” é, pois, o conceito que a marca dá a conhecer com uma campanha assinada pela Fuel e que vive em cinco filmes realizados por Martim Condeixa, da Show Off, e musicados pela Red Mojo. A diretora de Marketing, Inês Drummond Borges, justifica a mudança, materializada num investimento publicitário de nove milhões de euros.
A música do Brands like Bands, este ano, é outra. O Fernando diz qual
Uma edição totalmente digital, com concertos gravados sem público e transmitidos na Rádio Comercial. Será assim o Festival Brands like Bands, este ano, que muda o paradigma: de evento a conteúdo, com alcance global. Mas há mais planos na forja: o fundador, Fernando Gaspar Barros, conta que a internacionalização é um deles.