Entrevistas

O Caderno fica Inteligente em Portugal. Diz a Filipa

 

Está há dois anos no mercado português, com um balanço “bastante positivo”. É o Caderno Inteligente, marca brasileira de papelaria que quer ser a referência no sistema disc-bound em Portugal. Quem o afirma é a responsável de Marketing do Caderno Inteligente em Portugal, Filipa Torrão, revelando o objetivo de crescer a dois dígitos este ano.

quarta-feira, 16 março 2022 12:36
O Caderno fica Inteligente em Portugal. Diz a Filipa

 Briefing | O que levou o Caderno Inteligente a entrar no mercado português? Serve como entrada para o mercado europeu?

Filipa Torrão | A vinda do Caderno Inteligente para Portugal teve como objetivo mudar a relação dos consumidores com o produto, num setor habitualmente conservador. Através da personalização de todas as partes que o constituem, a marca Caderno Inteligente – o Original trouxe para o mercado português uma solução totalmente inovadora e diferenciadora. Assente no sistema de disc-bound, o Caderno Inteligente - o Original apresenta produtos de elevada qualidade e durabilidade bem como uma vasta gama de capas, discos, recargas e acessórios que o tornam uma verdadeira solução.   

Outro aspeto que destacamos é a sua funcionalidade, uma vez que o mesmo caderno pode ser utilizado com um planner, um bullet journal, um álbum fotográfico, um caderno de desenho, um caderno de música ou todas estas opções numa só. Além do mercado português, a marca também está presente no mercado espanhol e francês.

Que balanço faz de dois anos em Portugal? E como se compara ao Brasil?

Desde que chegamos a Portugal que nos mantemos alinhados com os valores e a forma de comunicar iniciada no Brasil já no ano de 2017. Podemos afirmar que a aposta nas redes sociais e de colaborações com influencers é algo que é recorrente nos dois países.

Assim, o balanço que fazemos é bastante positivo. O Caderno Inteligente chegou a Portugal em 2020, em plena pandemia e, apesar de surgir uma altura de incertezas e desafios, revelou ser um caso de sucesso no mercado de papelaria. Nestes dois anos, procurámos sempre estabelecer uma relação de proximidade com os nossos consumidores, através de uma comunicação regular nas redes sociais, nomeadamente o Instagram, onde já alcançamos mais de 58 mil seguidores e no nosso blog, plataforma onde fornecemos regularmente dicas de estudo e organização, disponibilizando apontamentos gratuitos e apoio à preparação para os exames nacionais. Desta forma, cumprimos com o objetivo de ser uma marca que ambiciona estar sempre de braço dado com os seus consumidores e ajudar a dar resposta aos vários desafios diários.

Temos muito a agradecer aos nossos CILovers que nos receberam muito bem, acompanhando-nos desde o primeiro dia. Também os nossos pontos de venda autorizados têm um papel muito importante no sucesso da marca, bem como toda a nossa equipa que se desafia diariamente para dar a conhecer a marca e toda a funcionalidade aos consumidores.

Que peso de mercado tem a marca em Portugal?

Uma vez que a nossa marca iniciou a sua comercialização em maio de 2020, esta continua a crescer, quer em pontos de venda oficiais quer em vendas realizadas online no nosso país.

Trabalhamos diariamente para sermos a marca de referência no sistema disc-bound em Portugal.

Qual foi a performance da marca em 2021?

Em 2021, passámos de 50 para cerca de 140 pontos de venda físicos autorizados em mais de 15 distritos distribuídos ao longo do país, cumprindo com o propósito de fazer o Caderno Inteligente chegar ao maior número de pessoas, do litoral ao interior do país.

Destacamos ainda a presença da marca no mercado espanhol, participando em setembro de 2021 na feira Intergift em Madrid, onde a apresentamos.

Num cenário de grande concorrência, como se distingue a marca?

Utilizamos frequentemente o mote “Caderno Inteligente, só Caderno Inteligente”. Toda a vasta gama que dispomos, (mais de 450 referências), que permite infinitas opções de combinações bem como a elevada qualidade dos materiais marca a diferença no produto que oferecemos.

Destacamos ainda a forma constante e próxima como comunicamos com os nossos seguidores, aos quais apelidamos carinhosamente de CILovers. Regulamente levamos a avante novas campanhas e ações que vão ao encontro às suas necessidades. Exemplo disso é o nosso mais recente projeto “Estuda Connosco” que consiste na realização de lives de estudo dadas pelos professores do centro de estudos Learnin Academy e na disponibilização no nosso blog de dezenas de apontamentos fornecidos por toda a comunidade que nos acompanha, com objetivo de ajudar outros alunos a melhorarem as suas notas e as suas performances nos testes e exames.

Além disso, 2021 foi o ano em que nos estreámos na televisão e no cinema, com um spot publicitário protagonizado pela atriz Madalena Aragão, o que permitiu dar a conhecer a marca e toda a sua versatilidade e praticidade a um público mais abrangente. Depois de várias edições especiais realizadas com influenciadores brasileiros como a Luara Fonseca ou a Yasmin Galvão, em maio de 2021 lançámos o primeiro Caderno Inteligente em edição especial com uma influencer portuguesa, a Owhana. Ainda no mesmo ano, contrariando o cenário com o qual nos deparámos em 2020 e que impossibilitou o contacto direto com os nossos Cilovers, organizámos eventos que os juntaram com influenciadores de renome em Portugal, como a Madalena Aragão, a Diana Monteiro e a Owhana nas cidades de Lisboa e Porto.

Qual a estratégia de marketing para fazer crescer a marca?

A nossa estratégia de marketing da marca passa por continuar a surpreender os nossos CILovers durante todo o ano com novas ações e colaborações. Em Portugal podemos destacar a realização de uma nova edição especial com uma influencer portuguesa que irá, certamente, ter um forte impacto na comunidade que nos segue. Já em Espanha pretendemos reforçar a nossa presença em pontos de venda físicos oficiais e em França apostar no incremento do negócio B2C.

Onde identifica as maiores potencialidades de crescimento?

Identificamos nos vários mercados onde atuamos, diferentes oportunidades de crescimento. Em Portugal destacamos a nossa ambição em aumentar os nossos pontos de venda físicos para 190 em 2022. Em Espanha contamos com a ajuda de um distribuidor oficial que potencializará ainda mais o negócio nesse país. Já em França e na Alemanha identificamos o Marketplace, como a Amazon, como estratégia para potencializar o negócio. Temos ainda o objetivo de alargar este incremento online a vários países.

Quais as expetativas de negócio para 2022?

Acreditamos que 2022 será um ano de maior consolidação do negócio e reforçará o nosso posicionamento em Portugal, prevendo-se um crescimento de dois dígitos. Este objetivo vem no seguimento da expansão da marca Caderno Inteligente no país de origem.

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terça-feira, 22 março 2022 17:37

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