Opinião
Vamos desmistificar o Marketing de Influência
Se a palavra marketing é uma das que mais se ouve no nosso dia a dia enquanto um dos pilares fundamentais de qualquer marca, o conceito de marketing de influência começou a ter o seu protagonismo. Apesar de não ser recente, a verdade é que ainda existe algumas dúvidas e até ceticismo no que respeita à forma de como funciona e como poderá ser rentabilizada essa ferramenta na hora de comunicar de forma eficaz.
Gerir o futuro: não deixar para amanhã o que aconteceu ontem
Os últimos anos vieram desafiar a ordem económica mundial sem precedentes, perante factos que muito poucos previam ou que pudessem admitir vir a ser uma realidade tão devastadora para o bem-estar das populações, num sentimento alinhado à escala global.
Controlo Digital. Início do Fim?
Gosto de iniciar as aulas dos módulos de marketing digital e e-mail marketing, nas várias pós-graduações da PBS [Porto Business School], com aquilo que chamo de “food for thought”. Um inglesismo, dos muitos utilizados em aulas de marketing, não com o propósito de nos “armarmos”, mas porque, simplesmente, não há melhor expressão em português.
A Geração Z em Portugal - os nativos digitais
A Geração Z é a definição sociológica para a geração de pessoas nascidas entre 1995 e 2010, atualmente entre os 25 e 10 anos de idade. Em Portugal são cerca de 2.5 milhões, representando 25% da população. Nasceram num mundo digital que domina todas as ferramentas e tecnologias. Para a Geração Z, o conceito offline é desconhecido, pois está sempre online.
O digital comanda a vida
Nos primeiros meses de 2020, o Reino Unido saiu da União Europeia, o mundo ficou de quarentena para combater uma pandemia e o incidente racial nos Estados Unidos fez explodir o movimento Black Lives Matter, com 78% da Geração Z norte-americana a usar as redes sociais para o apoiar. Este é um tempo onde uma vacina se desenvolve em 10 meses e o turismo é feito no espaço. “O mundo pula e avança, como bola colorida, entre as mãos de uma criança”.
A influenciadora faz match com a sua marca?
Para uma marca selecionar o/os influenciadores com quem vai trabalhar tem em conta uma série de fatores. Felizmente, o mercado é neste momento muito profissional, com agências a disponibilizarem relatórios detalhados sobre os potenciais candidatos. Mesmo para quem está a iniciar-se neste meio do marketing de influência, e procura desde já ter alguma análise sobre a sua performance, imagem e audiência.
A centralidade no cliente na formação pós-graduada
Clientes e consumidores tornaram-se mais exigentes e detêm, hoje, poder acrescido pelo paradigma de consumo multicanal, o assinalável crescimento da mobilidade, a globalização e as redes sociais. Neste tempo, são recorrentes as referências das empresas quanto a apostas mais focadas no cliente.
Transição digital, internacionalização e e-commerce: o universo ao alcance de um bilhete de identidade
É consensual que os consumidores assumem atualmente um papel central nas opções estratégicas e operacionais das empresas. A agilidade de resposta às suas necessidades e expectativas é fator crítico de sucesso na experimentação, repetição e – corolário da experiência – fidelização.
Digitalização de talentos analógicos
Para onde quer que vá, oiço um grito crescente: Transformação Digital! Como se essa fosse simultaneamente a maior oportunidade e ameaça de qualquer organização no nosso planeta. Mas será que é mesmo assim?
Tendências digitais
A Pandemia veio acelerar a digitalização da Customer Journey. Saiba quais são as principais tendências que podem influenciar o futuro do seu negócio.Muitas vezes fala-se de tendências futurista, distantes e inalcançáveis. Este não é o caso. Preocupámo-nos em identificar seis Trends Digitais que afetam, hoje, a experiência do consumidor, desde a fase de descoberta, à transação, impactando o espectro da Customer Journey.