Opinião
O digital comanda a vida
Nos primeiros meses de 2020, o Reino Unido saiu da União Europeia, o mundo ficou de quarentena para combater uma pandemia e o incidente racial nos Estados Unidos fez explodir o movimento Black Lives Matter, com 78% da Geração Z norte-americana a usar as redes sociais para o apoiar. Este é um tempo onde uma vacina se desenvolve em 10 meses e o turismo é feito no espaço. “O mundo pula e avança, como bola colorida, entre as mãos de uma criança”.
A influenciadora faz match com a sua marca?
Para uma marca selecionar o/os influenciadores com quem vai trabalhar tem em conta uma série de fatores. Felizmente, o mercado é neste momento muito profissional, com agências a disponibilizarem relatórios detalhados sobre os potenciais candidatos. Mesmo para quem está a iniciar-se neste meio do marketing de influência, e procura desde já ter alguma análise sobre a sua performance, imagem e audiência.
A centralidade no cliente na formação pós-graduada
Clientes e consumidores tornaram-se mais exigentes e detêm, hoje, poder acrescido pelo paradigma de consumo multicanal, o assinalável crescimento da mobilidade, a globalização e as redes sociais. Neste tempo, são recorrentes as referências das empresas quanto a apostas mais focadas no cliente.
Transição digital, internacionalização e e-commerce: o universo ao alcance de um bilhete de identidade
É consensual que os consumidores assumem atualmente um papel central nas opções estratégicas e operacionais das empresas. A agilidade de resposta às suas necessidades e expectativas é fator crítico de sucesso na experimentação, repetição e – corolário da experiência – fidelização.
Digitalização de talentos analógicos
Para onde quer que vá, oiço um grito crescente: Transformação Digital! Como se essa fosse simultaneamente a maior oportunidade e ameaça de qualquer organização no nosso planeta. Mas será que é mesmo assim?
Tendências digitais
A Pandemia veio acelerar a digitalização da Customer Journey. Saiba quais são as principais tendências que podem influenciar o futuro do seu negócio.Muitas vezes fala-se de tendências futurista, distantes e inalcançáveis. Este não é o caso. Preocupámo-nos em identificar seis Trends Digitais que afetam, hoje, a experiência do consumidor, desde a fase de descoberta, à transação, impactando o espectro da Customer Journey.
Marketing leads Business
Ao longo dos vários séculos a economia, indústria, agricultura, sociedade, política, saúde, cultura, tecnologia e tantas outras áreas sofreram diferentes revoluções que alteraram com muito significado os destinos do mundo e das pessoas. Apesar de todas as inovações, e de algumas experiências arrojadas, o ensino continua a basear-se num modelo altamente conservador onde tipicamente alguém transmite os seus conhecimentos a um grupo de aprendizes num formato tipificado para se avaliar no final a eficácia dessa aprendizagem.
Quatro tendências do Marketing para 2022
Ao longo do último ano, assistimos a uma forte aceleração digital em todos os setores da sociedade, e a área do Marketing não fugiu à regra. Canais, ferramentas e estratégias utilizadas pelos mais competentes departamentos de Marketing, caíram para segundo plano, por troca com ideias mais disruptivas, alicerçadas na tecnológica e no digital, capazes de aproximar as empresas dos seus públicos.
Três tendências e o medo do metaverso
Quando comecei a pensar no que poderiam ser as grandes tendências de Marketing para o ano de 2022, fui invadida por um pensamento de incerteza: afinal, as tendências que hoje verificamos manter-se-ão relevantes na segunda metade do ano?
Um marketer, um publicitário e um consumidor entram num Metabar...
Não, este texto não se trata de uma anedota e tão-pouco pretende ser uma crítica, à la Velho do Restelo, sobre a mudança de paradigma que se prevê na comunicação das marcas que pretendam entrar em ecossistemas digitais emergentes. É apenas um artigo que espelha uma opinião e, como estamos sempre a aprender, estou suscetível a mudá-la, mas, se me pedissem para apostar agora as minhas bitcoins (que não tenho, porque para ficar receoso já me bastam as flutuações de peso), poria todas nesta convicção: mesmo que sejamos maiores de idade, ainda não temos a maturidade necessária para entrar neste grande bar aberto que é o Metaverso sem estarmos acompanhados por um adulto muito responsável.