Opinião
A produtividade foi boa. Mas, e a criatividade?
Quando recentemente perguntaram a um embaixador japonês qual era a sua opinião sobre a revolução francesa, ele respondeu, depois de uma breve reflexão, que ainda não era possível fazer um balanço concreto porque ainda só tinham passado 200 anos.
Marketing digital, processos criativos e inteligentes
Hoje em dia, consumimos informação e conteúdos cada vez mais depressa. Nestes tempos em que navegamos apressadamente pelos conteúdos dos feeds, através da multiplicidade de dispositivos a que temos acesso, todos os momentos são oportunidades, quase fugazes, para as marcas captarem a atenção dos utilizadores em apenas alguns segundos.
Uma porta que se fecha é uma janela que se abre
Enquanto “tele-trabalho-agências”, parece que estávamos mais preparados para tudo isto do que se pensava.
A inovação digital ao serviço da mobilidade
As restrições à mobilidade que todos sentimos durante a pandemia levaram a que as marcas do setor automóvel se reinventassem na hora de comunicar com os seus clientes e potenciais clientes. Estratégias de comunicação que contemplaram desde ações de ajuda à população ou organismos específicos, passando pelo sublinhar da sustentabilidade dos seus produtos ou modo de funcionamento, até à comunicação da venda de veículos de uma forma totalmente digital.
Preferências e padrões de compra dos clientes: como conhecer e aumentar o seu ticket médio
Enquanto consumidores, quantas vezes não somos alvo de comunicações por parte de algumas marcas que “juram” conhecer-nos, mas que depois percebemos que, afinal, não é bem assim. Para alguns de nós, tal facto até poderá ter um impacto mais negativo do que simplesmente nada nos dizerem.
A revolução da Covid
O mês de março de 2020 marcou uma profunda mudança da nossa realidade a todos os níveis, abrindo-nos portas para algo que nunca tínhamos imaginado. Em Portugal, como em Espanha, onde me encontro, foi nesta altura que, de um momento para o outro, vimos ser declarado um estado de emergência que mudou por completo a nossa vida e a nossa forma de trabalho.
Os novos desafios das marcas pós-Covid-19
O novo coronavírus apanhou milhares de pessoas de surpresa em todo o mundo. Uma nova realidade com a qual nunca nos tínhamos deparado obrigou a uma mudança nas nossas vidas e nas estratégias das empresas até aqui cuidadosamente delineadas. Este caminho está a ser, sem dúvida, um grande desafio, mas também uma aprendizagem perante um cenário improvável, inesperado e imprevisível. E se precisássemos de descrever esta fase apenas numa palavra, essa seria: reinventar.
Qualquer semelhança com a realidade não é pura coincidência
Vivemos uma situação estranha que insiste em lembrar-nos alguns momentos do “Ensaio sobre a Cegueira” ou do filme “Contagion”, em versão espanhola, e, tal como nessas obras de ficção, temos visto como a sociedade tem reagido à crise sanitária.
Marketing digital: do perigo à oportunidade
A atual pandemia está a conduzir e a promover mudanças estruturais no marketing digital, na forma como as empresas comunicam, e, consequentemente, no comportamento dos consumidores.
Diário de bordo. Dia #456 de isolamento.
Continuo com mais vinho do que papel higiénico, claramente uma boa decisão. E no primeiro mundo os problemas continuam a ser de primeiro mundo. Acho importante ter a noção de que, para quem está a trabalhar a partir de casa e a ter o seu salário ao fim do mês – como eu –, a situação não é nem pode ser vista como catastrófica, apesar de parecer. Sinto-me um privilegiado por estar bem e ter os meus igualmente bem. Sim, o momento é péssimo, mas não posso deixar de olhar para tudo com esperança e optimismo. Acho que devo isso a todos os que estão piores do que eu. Talvez seja ignorância olhar para as coisas assim, mas a ignorância é uma bênção e acho que não há melhor altura para se ser abençoado. E isto dito por um ateu vale pontos extra.