Opinião
Quando as tribos pós-modernas se encontram nos grupos do Facebook
Vivemos tempos empolgantes, em que as emoções estão mais fortes do que adormecidas. Poderia estar a referir-me à incontornável pandemia, mas falo do ecossistema do Marketing que está mais fervilhante que nunca. A meu ver, esta energia deve-se à consolidação do Marketing Tribal nas estratégias de comunicação das marcas e a plataformas que o catapultam, como o Facebook.
“Em tempos de crise investe-se em Marketing”. Mas, como?
Um dos aspetos mais fascinantes da estratégia, principalmente da estratégia de marketing, é a criação daquilo que habitualmente se denomina de binómio produto/mercado.
Um pequeno passo para as empresas, mas um grande passo para a Humanidade…
“O desenvolvimento sustentável é o novo desafio no mundo dos negócios... e não só!” Estamos definitivamente a atravessar, no mundo empresarial e nas nossas vidas, uma nova abordagem sustentável, que promete e faz antever novas oportunidades de negócio e novas formas de criação de valor além do meramente económico. Contudo há ainda um longo caminho a percorrer.
Publicidade Digital: O risco de fazer, e de não fazer
A cada ano que passa as redes sociais crescem e agregam mais pessoas, pelo que as empresas têm vindo a perceber a oportunidade que é em estar onde os seus clientes, e potenciais, estão, e utilizam estes meios de forma a promoverem os seus produtos/serviços através de anúncios pagos. Mas será que a maioria das marcas aposta efetivamente em publicidade digital, ou estão a perder os benefícios que este meio proporciona?
Marketing automation: Trocar estratégias cegas por estratégias eficientes
Apesar do distanciamento que o controlo da pandemia impõe, vale a pena lembrar que as relações comerciais, tais como as pessoais, têm de ser alimentadas com proximidade, cuidado e dedicação, numa base de confiança mútua, que garanta continuidade e relevância. Afinal, mesmo à distância, todos gostamos de nos sentir especiais e acarinhados. Um princípio que se aplica na perfeição ao marketing e ao relacionamento entre as marcas e os consumidores.
A pandemia não ditou o fim da relação entre marcas e consumidores
Medir o grau de satisfação dos clientes é, desde há largos anos, uma tática levada a cabo pelas equipas de marketing das empresas no sentido de adaptarem os seus produtos ou serviços aos consumidores e, assim, melhorarem a performance das suas operações. Mas, no contexto que hoje vivemos, no qual a distância assumiu proporções nunca antes imaginadas, a auscultação dos clientes tornou-se, por um lado, mais desafiante, e, por outro lado, sem dúvida imprescindível para a sobrevivência dos negócios, pois, de facto, no mercado atual, a experiência do consumidor é cada vez mais valorizada.
Poder na palma da mão: como fortalecer as marcas através do telemóvel
Em 2020, durante as restrições a viagens, James Harden, estrela da NBA, foi impedido de viajar para a Europa. A solução da Adidas foi fazer algo diferente. A marca estabeleceu uma parceria com oito criadores em cinco mercados distintos para trazer um James Harden virtual para o Instagram. Os criadores tiveram a possibilidade de conviver com Harden em campo, e em casa, com a ajuda dos efeitos da realidade aumentada.
Natal de 2021: a normalidade que desejávamos ou a “nova” normalidade?
O Natal é uma época de celebração e partilha, com um forte impacto nos padrões de compra e de consumo. Pela relevância comercial que esta época assume, a análise do comportamento dos consumidores face às compras de Natal demonstra particular importância, mais ainda porque está profundamente alinhada com outros indicadores económicos e financeiros.
A comunicação numa estratégia global de negócio
O cenário com o qual temos vivido no último ano, que poucos poderiam ter equacionado nos seus planeamentos estratégicos, surpreendeu as empresas e forçou a uma adaptação para assegurar a sua sobrevivência. Em que medida tem a Comunicação um papel nesta transformação e de que modo está a ser equacionada pelas empresas e integrada numa estratégia global de negócio, perante desafios atuais e futuros?
O vídeo como ferramenta de self-branding
O vídeo, enquanto ferramenta de marketing imprescindível para marcas já estabelecidas, ou start-ups a posicionarem-se ainda no mercado, torna-se cada vez mais também uma ferramenta poderosa de marketing pessoal, que nos pode apoiar na conquista de novos clientes, parceiros, ou até na procura de emprego (como o caso de vídeo CV, que se encontram cada vez mais presentes em perfis do LinkedIn).