Opinião

terça-feira, 30 março 2021 10:00

Compra programática – os bastidores e oportunidades para todos

João Neves, Diretor de Desenvolvimento Digital da Nova Expressão

A Inteligência Artificial, o Machine Learning e a automatização dos processos de Marketing digital são os principais fatores que fizeram evoluir os modelos de compra publicitária tradicional para o paradigma da compra programática, onde são utilizadas diferentes plataformas tecnológicas que tornam este modelo muito mais rápido e eficaz, ao comprar e otimizar a publicidade em tempo real.

quinta-feira, 25 março 2021 10:17

MarkTech: a próxima fusão

Daniel Sá, Diretor executivo do IPAM Porto

Estima-se que o Marketing esteja perto dos 80 anos de vida. Não existindo, naturalmente, uma data oficial de nascimento, sabemos, no entanto, que em 1940 surgiram, nos Estados Unidos da América, os primeiros estudos de aplicação da Psicologia à Publicidade. Em 1954, Peter Drucker refere pela primeira vez o Marketing como um instrumento da Gestão e, em 1960, Theodore Levvit escreve o primeiro artigo científico de Marketing na prestigiada Harvard Business Review. Sete anos depois, o lendário Philip Kotler publica o primeiro livro sobre Administração de Marketing.

segunda-feira, 22 março 2021 10:54

A ilusão do “novo normal”

João Jacinto Freitas Ferreira, project director de The Gentleman

Há pouco tempo, no princípio deste segundo confinamento, perguntavam-me, numa entrevista de imprensa, sobre o futuro da gravata na indumentária masculina, “se iria desaparecer no pós-pandemia". Respondi que as peças de vestuário não desaparecem depois das crises, podendo é modificar-se. Colocaram-me, de seguida, a pergunta “como será o homem cool depois da pandemia?” e remeti para as qualidades humanas que poderão defini-lo dessa forma no “day after”.

quarta-feira, 17 março 2021 10:08

A Internet está a matar (lentamente?) a televisão tradicional

João Pico, CEO da Comprimido

Hoje, o consumidor vê conteúdo vídeo onde, quando e como quiser. No entanto, esta conveniência tornou o ecossistema de consumo audiovisual mais complexo do que parece. Para percebermos a evolução do share televisivo em Portugal: em 2002: RTP1 21%, SIC 31%, TVI 31%, Cabo/Outros 10%; em 2019: RTP1 12%, SIC 19%, TVI 15%, Cabo/Outros 49% *.

segunda-feira, 15 março 2021 12:51

Let Internet entertain you

António Fuzeta da Ponte, Diretor de Marca e Comunicação da Worten

Em 2015, Reed Hastings, cofundador e CEO da Netflix, defendeu que não teríamos de esperar muito até toda a televisão estar online. Pelas suas contas, tal aconteceria (acontecerá!) no período de 10-20 anos. Em causa estavam os incontestáveis avanços digitais, que estavam já a ditar uma revolução sem precedentes no mundo da televisão e dos conteúdos.

segunda-feira, 08 março 2021 13:26

Está preparado para as novas exigências do mercado?

Carla Fonseca, diretora de Marketing da BI4ALL

Os últimos tempos foram desafiantes para todos. Os negócios no geral, independentemente do setor de atividade, sentiram o impacto de uma crise que se instalou a nível mundial.

segunda-feira, 01 março 2021 12:13

O consumidor de hoje: online vs offline

Catarina Cruz, especialista em Marketing Digital

As compras online há muito que são uma ferramenta essencial, mas será que isso invalida o gosto e a prática de compra em lojas físicas?

segunda-feira, 22 fevereiro 2021 10:28

Sim, agora! ... e para todo o sempre?

João Filipe Torneiro, gestor de negócios e conferencista

Começamos a perceber a fidelização nas atitudes e nos comportamentos que um cliente adota quando prefere uma marca face às alternativas, pelos atributos explícitos ou implicítos, como a satisfação proporcionada pelo produto ou serviço, a experiência de compra, a sua conveniência ou performance, ou, simplesmente, pela proximidade e identificação com os valores da marca preferida.

quarta-feira, 17 fevereiro 2021 10:26

As tendências de 2021 para as marcas no Facebook e Instagram

Pepa Rojo, Creative Strategist do Facebook em Portugal e Espanha

A aceleração digital impulsionada pela pandemia está a ter um resultado inesperado: as marcas estão ainda mais inovadoras nas redes sociais. No Creative Shop - o espaço do Facebook dedicado à criatividade para as marcas - trabalhamos em parceria com empresas e agências para identificar padrões e tendências que esperamos que sejam uma ajuda à indústria criativa da publicidade.

terça-feira, 16 fevereiro 2021 10:24

E no Natal… nada de novo!

Ana Paula Cruz, docente do IPAM, especialista em Comunicação e Branding

 Analisámos as atividades de comunicação das marcas nesta quadra, mas não sentimos o efeito wow! A esperança que tínhamos, as oportunidades que poderiam ter sido aproveitadas mostram-nos que 2020 continuou a comportar-se como 2020, mesmo no Natal.

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