Opinião
Os novos horizontes do Marketing Digital
Independentemente do setor, do serviço ou do produto, o Marketing Digital está presente e é hoje parte integrante de todos os negócios. Até há alguns anos, criar uma página comercial no Facebook era suficiente para a maior parte das empresas reforçarem mensagens junto dos seus territórios, mas as plataformas sociais desmultiplicaram-se e as marcas perceberam que vários perfis significavam mais pontos de contacto e de reconhecimento.
Criatividade no comando
Muito se tem falado em criatividade e nas diferentes formas de se ser criativo. Embora o ser humano seja, por Natureza, um ser biopsicossocial, como dizia Piaget, com capacidade para se moldar aos desafios do dia-a-dia e de gerar inúmeras interpretações para a resolução de problemas, a criatividade nem sempre foi percecionada da mesma forma por diferentes grupos de pessoas ou profissões.
Onde está o coração das Marcas?
Pensemos no esforço e investimento que as marcas fazem para serem a escolha nº 1 do consumidor. Agora, pensemos no investimento feito na atração e retenção do melhor talento. Claramente, existe um desequilíbrio nesse esforço e, enquanto o foco das marcas estiver mais no exterior do que no interior, estarão a perder oportunidades únicas para construir uma relação para toda a vida com aqueles que põem em prática o propósito de qualquer marca e os seus principais embaixadores - os colaboradores.
Covid-19 pode ser a vacina que o marketing e as marcas em Portugal precisavam
Há um ditado que diz que “Há males que vêm por bem”. A Covid-19 é uma tragédia, mas não há dúvida de que sairão mais fortes as marcas que conseguirem reagir.
Inspirações
Os inícios de ano são propícios a balanços e reflexões sobre o ano que passou, à definição de resoluções para o ano em que estamos a entrar e ao lançamento das principais tendências em determinadas áreas. E o marketing não é excepção!
Estreitamento das relações humanas numa era cada vez mais digital
Indiscutivelmente a humanidade encontra-se num momento de profunda valorização do coletivo e de uma necessidade de proximidade inigualável. Hoje, mais do que nunca, as organizações querem estar integradas nas comunidades envolventes e numa busca incessante pela identificação e empatia com o seu público.
2021, o ano das novas plataformas digitais?
O Marketing de Influência não é atual mas podemos admitir que apenas recentemente teve o seu grande boom. Se há uns tempos eram as celebridades que faziam campanhas publicitárias e davam a cara por um produto ou serviço, hoje sabemos que a presença de qualquer pessoa nas redes sociais pode ser rentabilizada para essa missão.
A importância de um briefing numa campanha de publicidade
Todos os projetos das agências começam com o briefing do cliente. Consoante a complexidade do problema de marketing, uma ação pode dar origem a um briefing de comunicação, outro de criatividade e ainda outro de media. Temos ainda a abordagem offline e online, que, em muitos casos, ainda são geridas por entidades diferentes; e em realidades mais complexas poderá também ser necessário incluir o e-commerce.
Marketing de Contenção: conselhos e estratégias a dar prioridade
O confinamento devido à crise sanitária exige às empresas uma maturidade digital considerável e uma presença consolidada nos principais canais de comunicação que existem na rede. O consumidor pede mais serviços online e uma experiência de utilizador à altura.
Cinco métricas para analisar o sucesso da sua campanha de marketing digital
Medir é, provavelmente, um dos pontos mais importantes numa estratégia digital. Através das métricas, conseguimos perceber se a estratégia para a nossa campanha está a dar resposta ao nosso objetivo e a gerar os resultados que queremos tendo por base os nossos KPI.